quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

SABOTADORES DE DIETA


Você está fazendo tudo direitinho, comendo nas horas certas, cortando doces e frituras. Mas ainda assim, o ponteiro da balança não quer baixar? Sabia que existem alimentos sabotadores? Eles são saudáveis e até mesmo indicados por médicos, mas são calóricos e, se consumidos em excesso, acabam prejudicando a perda de peso. Vamos ver quais são?

Granola: o mix de cereais, frutas secas e castanhas leva fibras e vitaminas que dão saciedade e energia, mas também contém açúcar. Resultado: 100 g de granola tem 421 calorias. Invista na versão diet/light da mistura e prefira comer a granola no café da manhã para ganhar mais disposição e ainda ter um dia inteiro para gastar as calorias consumidas.

Saladas perigosas: a saladinha costuma ser uma opção leve e refrescante para os dias de verão, mas aquelas temperadas com molhos prontos, azeite, queijos, azeitonas e croutons devem ser evitadas porque costumam carregar muitas calorias e gordurosas saturadas. Uma opção mais saudável é um prato de salada de folhas verdes, tomate, pepino e palmito, temperada com molho de iogurte desnatado e acompanhada de uma proteína mais leve, como o peito de frango ou peixe grelhado.

Açaí: apesar de ser rico em nutrientes (principalmente: cálcio, ferro, vitamina B1), o principal problema do açaí é a quantidade de calorias do alimento, são 248 calorias em 100 gramas. Os complementos na hora de consumí-lo também costumam tornar ainda mais calórica a fruta, dentre eles: granola, banana picada e leite condensado. O ideal é consumir o açaí puro e, se for substituir o lanche da manhã ou da tarde por ele, coma uma taça pequena de 50 gramas.


Comida japonesa: um dos alimentos que as pessoas mais gostam da culinária japonesa é o sushi. Apesar de ser feito com alga, vegetais e frutos do mar, o alimento tem a base de arroz e, às vezes, recheios calóricos como o cream cheese. Sem contar as versões fritas. O sushi têm entre 20 e 45 calorias cada um, mas o problema é que come-se muitos de uma vez só. A recomendação limitar o consumo a quatro unidades, assim você pode desfrutar do restante do cardápio oferecido no restaurante japonês.

Refrigerante light ou zero: os refrigerantes desse tipo não possuem calorias, mas um outro elemento do refrigerante causa preocupação nos especialistas: o adoçante. Quanto maior for o consumo de adoçantes, maior fica o desejo por doces.
 
Barrinhas de cereais: elas são ótimas opções para os lanches intermediários, mas contêm, em média, 100 calorias, portanto não devem ser ingeridas à vontade. As que possuem cobertura de chocolate costumam ser as com mais calorias.